O que é tireoide?
Tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, ligeiramente abaixo do pomo de Adão, responsável pela produção e secreção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
O hipotireoidismo significa que você tem muito pouco hormônio tireoidiano. Além disso, outro termo usado é “tireoide hipoativa.” O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, ocorre mais frequentemente em mulheres e pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a se repetir entre os membros da família.
O que causa?
Em adultos, a doença de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo. Dessa forma, o sistema imunológico ataca e danifica sua tireoide, que não consegue produzir hormônio suficiente.
Sobretudo, o hipotiroidismo pode também ser causado pelo tratamento com iodo radioativo ou por cirurgia da tireoide, que são realizados para tratar outros tipos de distúrbios. Problemas com a hipófise são outras causas raras.
Conforme alguns estudos, o hipotiroidismo pode também estar presente desde o nascimento, caso a glândula não se desenvolva adequadamente.
Como tratar a tireoide?
O tratamento pode ajudar a regularizar o seu funcionamento. No entanto, o remédio, a dose e a duração do tratamento devem ser prescritos e recomendados por um médico.
E também pode variar consoante o problema e os sintomas apresentados pelo paciente. Contudo, o endocrinologista é o médico especialista no tratamento de glândulas produtoras de hormônios, e por esse motivo, deve ser consultado.
Tireoide engorda?
Não. Quando pensamos em ganho de peso devemos lembrar que tal dúvida se relaciona ao hipotireoidismo. Esse mito acabou se perpetuando. O que percebemos no hipotireoidismo é um excesso de retenção de líquidos, logo pode haver aumento do peso do paciente (em media 3 a 5kg), que após a regulação dos hormônios se restabelece. No paciente que está em processo de emagrecimento, a desregulação da glândula pode dificultar a perda ponderal, havendo assim a necessidade de acompanhamento e tratamento adequados. Afirma Dr. Lucas Ferreira endocrinologista e especialista em Metabologia do Esporte (CRM 195 875).
Onde tratar?
Na Clínica Individuale. Contamos com um corpo clínico especializado que pode auxiliar nas mais diversas necessidades do paciente.