A dieta indicada pelo médico, ajuda a perder peso mais rápido, enquanto a reeducação alimentar é uma mudança de estilo de vida. Saiba os benefícios e como fazer!
Dieta dos gladiadores, dieta sirtfood (aquela que fez a cantora Adele perder 45kg), dieta da Bela Adormecida, dieta cetogênica, dieta detox ou a famosa dieta low carb… Apesar de cada dieta ser designada para objetivos e necessidades diferentes, todas elas têm um ponto em comum: possuem prazo de validade.
Ao mesmo tempo, apesar da dieta garantir a perda de peso de maneira instantânea, a chance de recuperar os quilos eliminados em pouco tempo é altíssima, além do risco de não fornecer toda a quantidade diária de nutrientes que uma pessoa precisa para se manter ativo e saudável.
Por essa razão, quem quer adotar um estilo de vida saudável a médio e longo prazos opta pela reeducação alimentar, que consiste em consumir os alimentos de forma inteligente e saudável, sem passar fome e sem se privar do que gosta de comer. Dessa forma, é possível aliar a boa alimentação à prática de atividades físicas. Logo, a perda de peso acontece de maneira prazerosa e gradual, ao contrário das dietas radicais, que requer muitos sacrifícios.
Mas afinal, quais são os benefícios da reeducação alimentar?
– Ganho de energia e disposição física;
– Diminuição de gordura corporal e circunferência da cintura;
– Melhora da imunidade e do metabolismo;
– Aumento do índice de massa magra corporal;
– Com o organismo saudável, diminuem as chances de desenvolver doenças;
– Melhora da imagem, confiança e autoestima;
Opa, já quero! O que eu preciso fazer?
Enquanto isso, separamos 8 super dicas para você começar já a sua reeducação alimentar:
Antes de mais nada, é necessário readequar a sua alimentação. Para isso é fundamental agendar uma consulta com o nutricionista, que vai organizar um plano alimentar personalizado, baseado nos seus horários, na quantidade de calorias que você precisa ingerir por dia e também no seu biotipo.
1- No lugar de frituras, opte por proteínas assadas, cozidas ou grelhadas;
2- Adicione verduras e legumes nas principais refeições;
3- Substitua carboidratos simples (arroz branco, massas, biscoito e pães) por carboidratos complexos (versão integral);
4- Beba no mínimo 2 litros de água por dia;
5- Se alimente de 3 em 3 horas e não pule nenhum refeição;
6- Dedique ao menos 3 dias da semana para fazer 1 hora de exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bike, jump, dança e etc).
7- Resista aos doces! Escolha sempre frutas no intervalo das refeições;
8- Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos.
Importante ressaltar que é antes de mais nada é necessário passar em avaliação com o nutricionista, que vai indicar a dieta ou plano de reeducação alimentar baseados na sua estrutura física e objetivos.
Se você planeja emagrecer de forma saudável e duradoura, o Programa de Emagrecimento Individuale pode te ajudar. Clique aqui e conheça todos os benefícios que preparamos exclusivamente para você!
Gostou das discas? Confira outros artigos que você também pode se interessar:
Como Devo Começar a Minha Dieta?
3 Dicas dos Experts para Emagrecer Saudável
9 Erros que Não te Deixam Emagrecer
13 Truques Para Não Abandonar a Dieta
10 Motivos Para Você Começar o Programa de Emagrecimento Hoje