A Dieta Cetogênica é indicada para você? Descubra!

dieta cetogênica

Um dos assuntos mais pesquisados no Google, a dieta cetogênica ajuda a emagrecer de forma rápida, utilizando como energia, a gordura acumulada no organismo.

Antes de mais nada, a dieta cetogênica é constituída por uma cardápio rico em gorduras e pobres em carboidratos, favorecendo a perda de peso de maneira rápida. Apesar do termo ser um dos assuntos da moda e estar no topo das pesquisas populares do Google, a dieta cetogênica foi criada há exatamente 99 anos. Em 1921, o médico americano Russel Wilder, criou essa dieta como alternativa para auxiliar no controle da epilepsia.

No entanto, não foi por causa disso que a dieta cetogênica ganhou fama atualmente, mas, principalmente, porque foi vista como um método eficaz de perda de peso, isso porque quando há redução da ingestão de carboidratos, o organismo usa a gordura estocada como fonte de energia, reduzindo a gordura corporal e consequentemente o peso.

Como funciona a dieta cetogênica?

Durante a dieta, o organismo entra em estado de cetose, o que acontece quando comemos muito pouco ou nenhum carboidrato. Nesse estado, o fígado quebra as gorduras em moléculas, chamadas corpos cetônicos (é por isso que a dieta leva o nome de cetogênica). Esse processo faz com que o organismo:

1-  Queime gordura (inclusive a armazenada);
2-  Aumente a saciedade;
3-  Reduza os níveis de insulina.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica:

Os alimentos permitidos são os ricos em gorduras boas, proteínas e fibras, ao mesmo tempo em que seja baixo em nível de carboidrato. São eles:

– Carne, frango, ovos e peixe;
– Azeite, óleo de coco, manteiga e banha de porco;
– Creme de leite, queijos, leite de coco e leite de amêndoas.
– Amendoim, noz, avelã, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim e manteiga de amêndoas.
– Morango, amora, framboesa, azeitona, abacate e coco.
– Espinafre, alface, brócolis, pepino, cebola, abobrinha, couve-flor, aspargo, chicória, repolho, couve e pimentão.
– Linhaça, chia e girassol.

Alimentos não indicados na dieta cetogênica:

Arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e amido de milho.
– Feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico.
– Farinha de trigo, pão e torradas.
– Batata inglesa, batata doce, inhame, mandioca e mandioquinha.
– Bolos, doces, biscoitos, chocolate, bala e sorvete.
– Açúcar refinado e açúcar mascavo.
– Leite e achocolatado em pó.
– Bebidas alcoólicas.

Agora que você já sabe o conceito, como funciona e quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica, vamos falar sobre as razões que te levaram a ler esse artigo: Quais são as indicações da dieta cetogênica? Será que ela é indicada pra você?

A dieta cetogênica é indicada para quem precisa acelerar a perda de peso, por conta da alta quantidade de gordura que é queimada. Se você está acima do peso, tem altas taxas de gordura abdominal, altos níveis de triglicérides, de colesterol, está com pré-diabetes ou tem doses elevadas de açúcar no sangue, a dieta cetogênica é indicada pra você.

Lembrando que é de extrema importância consultar o médico antes de iniciar qualquer dieta, inclusive a cetogênica, uma vez que também tem contraindicações. Durante a consulta, será feita uma análise detalhada do seu metabolismo, levando em conta sua idade, medidas, sexo, altura e prática de exercícios físicos. Através disso, o médico, nutrólogo ou nutricionista será capaz de avaliar a quantidade máxima de carboidratos que você pode consumir por dia com o objetivo de emagrecer.

Contraindicações da dieta cetogênica

A dieta cetogênica é contraindicada para crianças, adolescentes, pessoas com mais de 65 anos, gestantes e lactantes. Também não devem fazer pessoas portadoras de diabetes, baixo peso ou com histórico de doenças no fígado, rins, doenças cardiovasculares, pedra na vesícula ou quem esteja fazendo tratamento à base de cortisona.

Lembrando que há exceções e tudo deve ser acompanhado pelo médico, nutrólogo ou nutricionista.


Se você quer perder peso ou iniciar um estilo de vida saudável, o Programa de Emagrecimento Individuale pode te ajudar. Clique aqui e conheça os 10 motivos pra você iniciar o programa hoje mesmo.

Gostou desse artigo? Confira outros temas que também pode ser do seu interesse:

13 Truques para Não Abandonar a Dieta
9 Erros que Não te Deixam Emagrecer


Entre em contato com a Clínica Individuale e conheça as nossas especialidades médicas, exames e tratamentos estéticos. Ligue para (11) 5052-9270 ou envie sua mensagem para o nosso WhatsApp (11) 97014-6919.

WhatsApp
Bem-vindo a Clínica Individuale! Como que eu posso te ajudar?