O que é?
Para a redução de rugas é feito um procedimento, na qual é utilizado por um ativo produzido por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas o ativo industrializado é purificada e usada em doses que não causam a doença. O ativo é aplicado no músculo e provoca o relaxamento da região.
Aplicação desse ativo funciona mesmo?
A ação é eficaz para amenizar rugas dinâmicas, aquelas provocadas por vícios de expressão, que aparecem quando os músculos da face estão em movimento, e também as rugas estáticas, que aparecem mesmo quando o rosto está parado. Entretanto, diferentemente do que muita gente pensa, o procedimento não atua na flacidez da pele.
O procedimento é feito com injeções no músculo e sua ação é paralisar o movimento muscular. Pois, ao evitar essa movimentação, ela impede a contração muscular, que é o que forma a ruga.
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o procedimento costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do ativo depende de avaliação médica individualizada.
O procedimento dói?
Muito pouco. Por causa de um creme anestésico e/ou compressão com gelo que faz com que diminua substancialmente essa dor é aplicado antes. A medicação é injetada com agulhas muito finas nas regiões dos músculos a serem paralisados.
Quais são as indicações ?
A aplicação do procedimento para uso estético é indicado para redução de rugas. Ou seja, entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.
Quais são as contra indicações para o procedimento de redução de rugas ?
Esse ativo, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Bem como as mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.
Clique aqui para conhecer mais especialidades da Clínica médica e estética Individuale.
Ainda ficou com dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas via Whatsapp