O que é obesidade?
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Sobretudo, para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas não apenas como hipertensão, doenças cardiovasculares como também diabetes tipo 2.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de emagrecer, procure um especialista.
Como tratar a obesidade?
- Ingerir menos calorias, sem dúvida, é o melhor caminho para perder peso.
- Os exercícios físicos podem lhe ajudar a queimar mais calorias. Isto é, uma das melhores formas de aumentar sua atividade é caminhar.
- Estudos mostram que pessoas que ficam de olho naquilo que bebem e comem todos os dias estão mais propensas a perder peso. Anote num caderno tudo aquilo que ingerir. Preste atenção ao tamanho das porções e use uma tabela de calorias para verificá-las.
- Planeje-se para ocasiões especiais. É provável que nas férias, festas e viagens podem fazê-lo querer comer mais. Por isso, antes das refeições ingira um iogurte ou uma fruta. Isso fará com que você tome decisões mais sadias.
- Veja seu médico depois de seis meses para checar seu progresso.
A dificuldade de emagrecer pode estar relacionada com hormônios desregulados?
“A obesidade, assim como o diabetes, é uma doença multifatorial. Entre os componentes da obesidade se inclui sim distúrbios hormonais. O mais comum deles seria a resistência ao hormônio insulina, hormônio esse que em excesso aumenta a captação de açúcar pelas células do tecido de gordura, além de diminuir a utilização de gordura como fonte de energia.” Afirma Dr. Lucas Ferreira endocrinologista e especialista em Metabologia do Esporte (CRM 195 875).
Onde tratar?
Na Clínica Individuale. Contamos com um corpo clínico especializado que pode auxiliar nas mais diversas necessidades do paciente.