O que é disfunção erétil?
Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade permanente de obter ou de manter uma ereção rígida o suficiente para uma relação sexual satisfatória.
O que causa?
Contudo, para a obtenção de uma ereção vários órgãos e tecidos precisam funcionar em harmonia, existem muitas situações que afetam um ou mais desses participantes e podem cursar com disfunção erétil.
Entretanto, nem sempre os médicos conseguem definir exatamente qual o percentual de participação de cada estrutura envolvida. A impotência sexual está relacionada a diversas doenças e tratar a disfunção envolve obrigatoriamente a descoberta de sua causa.
Todos os conhecidos fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto e derrame também são considerados fatores de risco para impotência sexual. Desse modo, são eles:
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Dislipidemia (colesterol e triglicérides alterados)
- Tabagismo
- Obesidade
- Sedentarismo.
Como tratar a disfunção erétil?
Falhas eventuais de ereção podem acontecer a qualquer homem. Mas quando a ereção não é adequada e isso se repete com freqüência, vale a pena procurar ajuda médica. Afinal, lembre-se que os fatores de risco são semelhantes e que o problema circulatório para o pênis pode alertar para outros sistemas do corpo que não andam bem.
O tratamento da impotência sexual começa com a identificação e controle dos fatores de risco. Além disso, o médico hoje costuma prescrever os medicamentos orais chamados inibidores da fosfodiesterase tipo 5. Sildenafila, vardenafila e tadalafila são os mais conhecidos e utilizados.
Qual a diferença entre disfunção erétil e libido?
Como dito anteriormente, disfunção erétil é a incapacidade de obter ou sustentar a ereção. A libido está mais relacionada com desejo sexual, ou seja, interesse em ter relação afetiva e sexual. Afirma Dr. Lucas Ferreira endocrinologista e especialista em Metabologia do Esporte (CRM 195 875).
Onde tratar?
Na Clínica Individuale. Contamos com um corpo clínico especializado que pode auxiliar nas mais diversas necessidades do paciente.