Por que o cabelo cai?
A queda de cabelo é um processo natural do organismo. Ela ocorre porque os fios possuem um ciclo de vida, que tem duração média de 2 a 7 anos. Nesse ciclo, existem 3 fases. Anágena (crescimento), Catágena (transição), Telógena (queda).
Mas, se você vem percebendo uma queda mais acentuada de cabelo, mais fios que o normal saindo na escova, no banho e até mesmo espalhados pela casa, pode ser um sinal de alerta para um eflúvio telógeno, ou seja, um desequilíbrio no ciclo de vida natural do fio, que faz com que o mesmo se desprenda da derme profunda cedo demais.
Dependendo da quantidade e do tempo que os fios apresentam essas condições, o cabelo pode perder volume e apresentar falhas, que prejudicam muito a autoestima de homens e mulheres.
4 principais motivos para a queda de cabelo
A queda de cabelo pode ser causada por diversos motivos, por isso o primeiro passo quando identificar esse problema é procurar um médico dermatologista , preferencialmente especialista em Tricologia que vai investigar se a causa da sua queda tem origem emocional, endócrina, nutricional ou medicamentosa ou inflamatória.
1 Estresse
O estresse é o principal fator emocional responsável pela queda de cabelo, ele pode ser provocado por problemas financeiros, separações, dificuldades no trabalho, cirurgias, ansiedade ou simplesmente pequenas mudanças, que tiram o organismo do seu estado natural.
Esse processo aumenta os níveis de cortisol na corrente sanguínea, prejudicando a absorção de nutrientes pelo corpo e consequentemente a chegada de vitaminas e minerais importantes para o fortalecimento dos fios.
É Importante lembrar, que a queda do fio só ocorre de dois a três meses após o evento estressor, por isso é comum no primeiro momento após vivenciar um momento de alta carga emocional não perceber aumento da queda de cabelo.
2 Problemas Hormonais:
O desequilíbrio hormonal pode ser uma das causas da queda de cabelo. No caso das mulheres, o uso de anticoncepcionais hormonais, SOP (Síndrome do Ovário Policístico) são os principais fatores. Já no caso dos homens, apesar da causa ser diferente, o aumento dos níveis de testosterona também prejudica o ciclo de vida dos fios.
Além disso, a queda de cabelo pode ser um dos sintomas de doenças endócrinas como hipotiroidismo, por exemplo. Por isso, é tão importante recorrer a ajuda médica especializada e nunca utilizar medicamentos tópicos sem prescrição.
3 Problemas Nutricionais:
Dietas restritivas feitas sem acompanhamento profissional, ingestão de suplementos alimentares sem prescrição e má alimentação são alguns dos mais comuns problemas nutricionais causadores da queda de cabelo.
Além de estressar o organismo e prejudicar diversas outras áreas do seu corpo, essas práticas podem diminuir os níveis de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde e beleza capilar, como: ferro, zinco, vitamina D, Vitamina E, Biotina e outras vitaminas do complexo B.
4 COVID- 19
A infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) tem deixado rastros, mesmo após a recuperação de pacientes em casos graves, moderados, leves e até assintomáticos. Esse rastro é chamado de “síndrome pós-covid” que acomete cerca de 80% dos pacientes curados.
Uma das sequelas mais citadas é a queda acentuada de cabelo. Ela pode acontecer por dois motivos, a primeira pelo estresse causado pelo trauma, principalmente em pacientes que precisaram ficar internados e a segunda devido a infecção gerada. Esses dois motivos ocasionam o eflúvio telógeno
Como recuperar o cabelo perdido?
O cabelo tem influência direta na autoestima de homens e mulheres, mas muitos acabam não buscando um tratamento por acreditarem que as únicas soluções são implante ou transplante capilar, alternativas que além de caras e cirúrgicas, não são indicadas para todos os pacientes.
Mas, a medicina capilar vem avançando muito nos últimos anos, e hoje é possível realizar tratamentos eficientes e não cirúrgicos. Um deles é o IMP capilar: que através da infusão de medicamentos diretamente no couro cabeludo, consegue controlar a queda e estimular o crescimento de novos fios, até mesmo em quadros mais graves.
Esse tratamento revolucionário, já está presente entre os protocolos da Clínica Individuale. Contamos com os equipamentos mais modernos, especialidades complementares e uma equipe altamente especializada, entre elas, a Doutora Priscila Barreto, Médica dermatologista especializada em Tricologia.
Portanto, se você encontra muitos fios espalhados pela casa, no ralo da pia, dentro do box ou sente que seu cabelo apresenta falhas ou diminuição do volume, clique aqui e tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento.