Nutrição X Nutrologia: Qual é a diferença?

Você sabe a diferença entre um nutrólogo e um nutricionista?

Você sabia que a confusão entre os limites dos nutricionistas e nutrólogos é bem mais comum do que você imagina? Mesmo no próprio mercado e entre os pacientes. Muitas pessoas não sabem quando procurar um ou outro. Os médicos, a princípio, nem sempre sabem se vale a pena olhar para investir na área.

Entenda como é a atuação na área da nutrição!

Se você quer se tornar um nutricionista vai precisar ser formar em nutrição. A carreira leva de 4 a 5 anos, com um currículo que inclui disciplinas de biologia, bioquímica, psicologia, composição de alimentos, entre outras.

Para se tornar nutricionista, antes de tudo é composta, por conteúdos relacionados à fisiologia do organismo. Também vista nos aspectos psicológicos e sociais da alimentação.

Veja o que faz um profissional de nutrologia.

O nutrólogo é formado em medicina e ao se formar opta pela carreira de nutrologia. Ou seja, é uma especialidade médica, assim como cardiologia, neurologia, dermatologia, etc. Existem dois caminhos a seguir na área de nutrologia. O primeiro é fazer uma segunda licenciatura em nutrologia que dura 2 anos após a conclusão de clínica médica ou cirurgia geral. O outro é fazer uma pós-graduação em nutrologia completa, que dura 2 anos.

Confira a diferença entre nutrólogo e nutricionista.

Antes de falarmos sobre as diferenças, é bom destacar o que esses profissionais têm em comum. Ambos se preocupam com a saúde das pessoas, porém, ao adotar hábitos alimentares saudáveis, há limites para o que um nutricionista pode fazer. No entanto, existem limites para a atuação de um profissional da nutrição, visto que muitos problemas decorrentes da alimentação devem ser tratados por um médico.

Portanto, a principal diferença entre um nutrólogo e um nutricionista é a abordagem com o paciente. Enquanto o nutricionista promove a educação nutricional, recomenda uma alimentação balanceada, o nutricionista diagnostica, trata e previne doenças relacionadas ao metabolismo e absorção de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos se necessário para tratar um distúrbio ou doenças e também deve ter uma visão mais ampla do problema. Compreendendo outros aspectos da saúde do paciente.

Isso não significa que nutrólogo e nutricionistas trabalhem isoladamente ou de forma concorrente, pelo contrário, muitas vezes, eles até trabalham juntos em equipes multidisciplinares de terapia nutricional (TNMS) para proporcionar um tratamento mais abrangente aos pacientes.

Essas são as principais diferenças entre os nutrólogos e nutricionistas, se você conseguiu sanar suas dúvidas não deixe de nos avaliar no google meu negócio e agendar uma consulta com um de nossos especialistas. Na clínica Individuale temos tudo oque você precisa para sua saúde e bem-estar.

Gostou do assunto? Saiba mais em https://bityli.com/mkSjRj

WhatsApp
Bem-vindo a Clínica Individuale! Como que eu posso te ajudar?