6 Alimentos que Ajudam a Diminuir a Ansiedade

alimentos ansiedade

Você sabia que os hábitos alimentares impactam diretamente na sua saúde mental? Confira 6 alimentos naturais, capazes de regular os níveis de tensão, estresse e diminuir os sintomas da ansiedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do planeta. Os números já causam certa ansiedade, já que estamos falando de 18,6 milhões de brasileiros convivendo diariamente com o transtorno. A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e como consequência, desencadeia uma série de incômodos no organismo, como dores musculares, náusea, fadiga, cefaleia, mal-estar, dores abdominais e por aí vai…

O que talvez você ainda não saiba, é que a alimentação é um dos fatores que contribuem para o agravamento ou alívio desse quadro. Por isso, no artigo de hoje, apresentamos 6 alimentos naturais, que além de serem benefícios à saúde, contribuem para amenizar os sintomas da ansiedade. A princípio, a maioria dos alimentos contém aminoácidos e vitaminas essenciais, que aumentam os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e relaxamento.

Agora que você já sabe, comece a incluir esses alimentos na sua dieta e sinta os benefícios no corpo e na mente.

1- Aveia e grãos integrais

A aveia contém vitaminas do complexo B e ácido fólico, importantes reguladores do sistema nervoso. Assim também como os grãos, presentes em alimentos como pão, arroz e massas integrais, que possuem selênio, triptofano e ômega-3, contribuindo para melhorar as funções cerebrais e os quadros de depressão. Ao mesmo tempo, esses alimentos ainda estimulam a saciedade, o que contribui para reduzir a impulsão alimentar, comum em quem sofre de ansiedade. Inclua aveia, quinoa, chia, linhaça ou semente de abóbora diariamente nos lanches intermediários.

2- Chocolate meio amargo

Ótima notícia para os chocólatras! O chocolate meio amargo, composto por 70% cacau no mínimo, é rico em flavonoides, antioxidantes e triptofano, substâncias que contribuem para a produção de serotonina. Ao mesmo tempo, os chocolates ainda são capazes de reduzir a neuroinflamação e melhorar o fluxo sanguíneo, contribuindo para reduzir a ansiedade, melhorar o humor e a sensação de bem-estar. O recomendado são 30 gramas de chocolate amargo por dia.

3- Chás

Ervas como camomila, cidreira, melissa e erva-doce além de deliciosas, possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes. As bebidas ainda são ricas em flavonoides e aminoácidos, contribuindo para o relaxamento muscular e um sono de mais qualidade.

4- Leite, ovos e iogurte natural

Compostos lácteos, como leite, queijos, ovos, kefir e iogurte natural têm propriedades antiinflamtórias, se consumidos com moderação. Da mesma forma, são ótimas fontes de proteína e triptofano, excelentes substâncias para aumentar os níveis de serotonina, o famoso hormônio da felicidade. O recomendado é consumir entre 2 e 3 porções por dia deste grupo alimentar.

5- Fontes de vitamina C

Estudos comprovam que a vitamina C diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal, responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Sendo assim, seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. Por outro lado, a vitamina C ainda ajuda a reduzir a queda de açúcar no sangue (hipoglicemia), que pode acontecer em episódios de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou picos de estresse. São fontes de vitamina C: brócolis, couve, caju, pimentão amarelo, goiaba, mamão, manga, acerola, kiwi, laranja, morango, abacaxi, salsa e tangerina. 

6- Peixes e carnes magras

Mais uma opção rica em triptofano – aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neutransmissor importante no processo de sono, humor e que regula os níveis de ansiedade. Peixes e carnes magras também contém o aminoácido chamado taurina, aumentando a disponibilidade do neurotransmissor GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. A recomendação diária é de 1 a 2 porções.

-> Assim, caso você sofra de ansiedade, inclua todos os alimentos citados na sua dieta, juntamente com outras fontes de triptofano e fibras, como, por exemplo, feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, abacaxi, banana, nozes, farelos, aves sem pele, ovos, abacate e azeite extravirgem.

Importante saber que o tratamento e controle dos sintomas da ansiedade deve ser feito com acompanhamento médico e terapêutico. Dessa forma, procure ajuda de um profissional se você notar a combinação dos sintomas físicos e psicológicos abaixo, com picos de estresse ou duração maior de 12 semanas.

Sintomas psicológicos da ansiedade:

Tensão, nervosismo, medo constante, problemas de concentração, descontrole sobre os pensamentos, preocupação exagerada, insônia, irritabilidade e agitação dos braços e das pernas.

Sintomas físicos da ansiedade:

Suor exacerbado, respiração ofegante, falta de ar, dor ou aperto no peito, palpitação, tremores, fraqueza, fadiga, boca seca, náusea e distúrbios estomacais.

Aqui na Clínica Individuale ajudamos os pacientes a controlarem os sintomas de ansiedade, a tratarem a longo prazo e a evitar recaídas durante o tratamento. O objetivo é investigar e tratar a causa da ansiedade, para que possa ser melhorado em todos os aspectos: terapêutico, nutricional e endócrino. Clique aqui para conhecer o nosso Programa, que auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis. Converse com um profissional da nossa equipe

Gostou desse post? Confira outros assuntos que também podem ser do seu interesse:

Benefícios da vitamina D (linkar após postagem)
O que é Soroterapia? Conheça os Benefícios!
9 Erros que não te Deixam Emagrecer
Por que Sempre Estou com Fome?
Mindset: O que é e Como Pode te Ajudar?

WhatsApp
Bem-vindo a Clínica Individuale! Como que eu posso te ajudar?